Significado de Homossexualidade

Homossexualidade (grego homos = igual + latim sexus= sexo) refere-se ao atributo, característica ou qualidade de um ser — humano ou não — que sente atração física, emocional e estética por outro ser do mesmo sexo. Como uma orientação sexual, a homossexualidade se refere a "um padrão duradouro de experiências sexuais, afetivas e românticas principalmente entre "pessoas do mesmo sexo"; o termo também refere-se a um indivíduo com senso de identidade pessoal e social com base nessas atrações, manifestando comportamentos e aderindo a uma comunidade de pessoas que compartilham da mesma orientação sexual."

A homossexualidade é uma das três principais categorias de orientação sexual, juntamente com a bissexualidade e a heterossexualidade. O número de pessoas que se identificam como homossexuais - e a proporção de pessoas do mesmo sexo que tenham experiências sexuais - são difíceis de estimar com confiabilidade pelos pesquisadores por vários de motivos. Na sociedade ocidental moderna, os principais estudos indicam uma prevalência entre 2% e 13% de indivíduos homossexuais na população. Um estudo de 2006 sugeriu que 20% da população relatou anonimamente algum tipo de sentimento homossexual, apesar de poucos participantes do estudo se auto-identificarem como homossexuais.

Relações e atos homossexuais têm sido registrados durante toda a história da humanidade, mesmo assim foram constantemente condenados, dependendo da forma que tomaram e à cultura em que ocorreram. Desde a Rebelião de Stonewall, tem havido uma considerável evolução no sentido de uma maior visibilidade e reconhecimento legal dos direitos das pessoas homossexuais, incluindo o direito ao casamento civil, a adoção e a parentalidade, ao emprego, ao serviço militar e ao igual acesso aos cuidados de saúde.

Desde os Estudos de Kinsey, em 1949, popularizou-se a afirmação de que 10% da população humana teria uma orientação homossexual. No entanto, outros estudos indicaram valores diferentes, tais como 4% e 14%. A principal razão para a dificuldade na obtenção de um valor credível está no fato de muitos homossexuais esconderem sua orientação sexual por motivos diversos, além de ser difícil e questionável classificar e quantificar de forma científica o grau de homossexualidade/heterossexualidade de alguém.

Na caracterização do sexo de uma pessoa, quatro elementos devem ser levados em consideração: seu sexo biológico, sua identidade sexual, seu papel social e sua preferência afetiva.

Em pesquisa realizada no Brasil em 2008 os dados indicam que 10% dos homens e 5,2% das mulheres com idade entre 15 e 64 anos já tiveram uma relação homossexual na vida, totalizando uma média geral de 7,6%. No mesmo estudo, entre a população mais jovem, com idade entre 15 e 24 anos a média encontrada foi de 8,7% enquanto entre a população mais idosa, com idade de 50 a 64 anos, a média obtida foi de 5,6%. Apesar desse item específico da pesquisa ser bastante genérico, questionando apenas se o entrevistado teve ao menos uma "Relação sexual com pessoa do mesmo sexo, na vida" o contraste entre as médias obtidas por faixa etária mostram que os brasileiros estão se relacionando mais de forma homossexual do que no passado.